CARÁTER E CONDUTA LUCAS 19:5-10

Por que há tanta mediocridade no CARÁTER e na conduta de muitos cristãos? Quais as mudanças morais e sociais que o evangelho deve produzir nas vidas como produziu na de Zaqueu? Onde estão os homens e mulheres que estão sendo transformados a imagem de Cristo? Porque é tão fraca a influência da igreja na sociedade?

1 Passo - Crê no sacrifício da cruz . Crê que a morte de Jesus providenciou perdão para os seus pecados e na cruz seu velho homem foi morto juntamente com Cristo e ele ressuscitou também com Cristo para uma nova geração, isto é, que ele já não faz parte da genealogia adâmica dos fracassados e caídos, mas da geração de Cristo ele agora deve dar um próximo passo: Rm 6:4

O 2 passo é: Ser conforme a imagem do Filho de Deus. Ver Rom.8:29, Col.1:28, Ef.4:13 e Mt.5:48. Entre a conversão e o corpo glorificado ( Seja pela morte ou pelo arrebatamento) o desafio do crente e buscar mudança no caráter e na conduta.

Caráter é a maneira de ser de uma pessoa que é avaliado pela sua conduta. É a soma de suas qualidades e defeitos morais integrados na sua personalidade. “CARÁTER” é uma palavra grega que aparece no Novo Testamento uma única vez, em Hebreus 1.3 e está traduzida por “imagem”. Cristo é a “mesma imagem de sua essência”, quer dizer que tem o caráter idêntico do Pai.

Conduta é a maneira habitual de comportar-se, a maneira de viver. A conduta de uma pessoa manifesta o seu caráter. A meta do Cristão é ser como Jesus, quer dizer, ter caráter de Cristo. Isto é uma síntese do que devemos chegar a ser, por isso nossa conduta deve ser como a Sua. “Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou” (1º Jo 2:6).

No sermão da montanha Jesus pregou sobre si mesmo, falou do Seu próprio caráter. O verbo aqui é “SER” (os que são humildes, os que são mansos). Bem aventurados, felizes. A felicidade não é um objetivo é sim uma consequência, é a consequência de ser como Deus quer e fazer Sua vontade. Justamente “Caráter” é aquilo que somos e o que determina nossa conduta. Jesus indica as oito qualidades de caráter que deve distinguir a seus discípulos. Na realidade estas bem aventuranças são a descrição das virtudes do caráter de Jesus e o que Deus quer formar em nós.

Mt 5:3 - Humildade. “Os humildes”; “os pobre de espírito”. Humildade ( Humus) = perto chão. Virtude que nos faz conscientes das nossas limitações. Todo sábio é humilde, porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber e todo homem verdadeiramente grande sabe que sua grandeza só foi possível por causa dos que o ajudaram a chegar onde chegou .

Mt 5:4 - Contrição . “Os que choram”. Não são os que choram por raiva ou auto compaixão, e sim aqueles que ao conhecer-se diante de Deus se quebrantam por sua condição, pecado e miséria e mudam de atitude, se humilham. Também choram diante do amor e da graça de Deus. Além disso, sensibilizados pelo amor de Deus, choram com os que choram, com os que sofrem, pelos perdidos. 

Mt.5:5 - Mansidão  “Os mansos” obedecem com boa disposição, são submissos, pacientes, tem domínio próprio. O contrario à mansidão é a rebeldia, que leve à violência, briga, gritos, insolência, queixa, impaciência, etc.
Falam com serenidade , brandura. A Palavra branda, desvia o furor...

Mt 5:6 - Justiça (5.6) “Os que têm fome e sede de justiça”.  Não são os que exigem que se lhes faça a justiça, e sim aqueles que tem como o maior desejo em suas vidas o de serem justos, santos, retos, honrados, de boas obras. De dar a cada um o que lhe é devido. 

Mt.5:7 - Misericórdia . “Os misericordiosos”. Significa ter coração para aqueles que estão na miséria.  Ajuda e generosidade com o que sofre. Compaixão pela desgraça alheia ,Aliviar o que sofre. 
Obs: Essa promessa não garante a misericórdia das pessoas . Para o crente não deve importar como o mundo o tratará. Deus mostrará a sua misericórdia aos que são misericordiosos.

Mt. 5:8 - Pureza de coração (5.8) “Os limpos de coração” Significa sinceridade, transparência boa consciência, desejos puros, intenções corretas, motivações santas, sem engano nem mentira sem hipocrisia. Eles verão a Deus. 

Mt.5:9 - Paz . “Os pacificadores”, perdoam, renunciam seus direitos, cedem, não brigam, preferem perder, tem resposta branda. Também pacificam a outros que estão com inimizades, são instrumentos de reconciliação para acabar com a amargura e as contendas.
Serão chamados filhos de Deus. 
Obs: Não confundir pacífico com passivo = inerte , não age quando deveria agir indiferente.

Mt.5:10- 12 - Alegria no sofrimento injusto . “Os que sofrem perseguições por causa da justiça” São os que diante do sofrimento, a perseguição e a calúnia, ao invés de deprimir-se, se alegram e se regozijam. 
Jesus está ensinando: 1 – Não se deve esperar nada diferente em relação ao mundo 2 – Não se deixar mudar pelo que acontece 3 – Grande é o galardão nos céus 4 – Faz parte de um grupo seleto: os profetas que foram antes de nós.

O que é conversão? Durante anos, os evangélicos tem pregado que a condição para ser salvo é aceitar a Jesus Cristo como Salvador pessoal. Não existe na bíblia nenhum versículo sequer que sustente tal afirmação. Paulo declara em Romanos 10:9 que a condição para ser salvo é confessar a Jesus como Senhor (Kyrios). Todo o Novo Testamento confirma tal declaração.
(At 2.36; 16.31; Fp 2.9-11). Aceitar a Cristo meramente como Salvador seria pretender receber o perdão e a vida eterna sem uma verdadeira sujeição a seu senhorio, e tal coisa não existe no Novo Testamento. Aceitar Jesus como Senhor é colocar nossa vida totalmente sob sua autoridade, e  também o que fará possível o  convertido, ao ser instruído, seja formado à imagem de Jesus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem