Acesse nossas redes socias:
Instagram: @ibvidaplenanilopolis
Facebook: @ibvidaplenanilopolis
Instagram: @ibvidaplenanilopolis
Facebook: @ibvidaplenanilopolis
Protagonista da fé
As vezes ficamos na passividade e queremos que Deus faça tudo, fugindo da nossa responsabilidade. Contudo, temos um compromisso com o Pai
Prov. 14:12 - caminhos do homem que são de morte que não estão na vontade; parece direito, mas não agrada a Deus. Devemos agradar o coração de Deus e não sua validação (religioso).
A busca por validação pode nos afastar da vontade de Deus e nos levar a uma atitude de passividade.
Ex. 32:14 - Moisés se levantou para interceder em favor do povo que tinha feito um bezerro de ouro. Deus se arrependeu de fazer mal o povo. Deus não se arrepende como o homem e foi usada uma palavra antropomórfica para que pudéssemos entender a Palavra de Deus.
Deus havia feito uma proposta a Moisés para exterminar o povo, e fazer uma nova nação a partir dele. Todavia, foi rejeitado por Moisés que argumentou a favor do povo, intercedeu a favor da nação. Isso é fruto de quem não quer viver uma relação superficial. Moisés queria que todo o povo tivesse intimidade, e nunca buscou validação porque ele sabia que estava no centro da vontade de Deus.
Quem ouve a Palavra e não pratica, vive no engano porque a Palavra se volta contra ela. Algumas pessoas fazem algo da sua própria vontade e depois busca a validação de Deus, e ainda chamam isso de relação. Se queremos fazer parte do processo dos filhos por que achamos que Deus não queria participar da nossa história?
Deus é relacional e quer fazer parte da nossa vida e que a nossa vida seja vivida nEle. Isso é extraordinário, é uma fé protagonista. Quem busca um Deus é porque quer algo para satisfazer sua necessidade, mas nós temos um Deus Pai que mudou nossa postura porque somos um filho amadurecido. Hoje perguntamos: "Pai, o que vamos fazer juntos?".
Isso não é arrogância porque fazemos parte do processo. Isaías 6 Deus pergunta quem irá por Ele, e quando conseguimos entender quem somos nEle, assumimos o protagonismo que gera amadurecimento, crescimento, tudo cooperando para nosso bem.
Romanos 12:2. Não nos conformamos com o mundo porque somos agente transformadores, e então podemos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Este é o que se levanta para o renovo, que não tem medo de viver o novo. Desta forma, Deus vai derramar vinho novo em odres novos. Somente somos protagonista naquilo que podemos fazer; se não podemos fazer, devemos entregar e confiar nEle (Salmos 37:5).
Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes. A fé é protagonista, tem que servir para ser agentes transformador. Isaías 55:8 o que é certo aos nossos olhos, as vezes estão distantes da vontade de Deus porque nosso desejo está embasado em nossas carências. E o pior é que depois não temos coragem de assumir a responsabilidade das nossas más escolhas baseadas em carência.
Quanto mais a pessoa é menino, mais coloca Deus na conversa. Quem é maduro não precisa disso porque conhece o Pai e não precisa se sustentar em argumentos vazios. Ele simplesmente tem a direção, recebe a convicção do Espírito e faz, e assim dá certo. Não precisa de validação dos homens e de Deus. Não podemos cair nessa casca de banana.
Nossas percepções são limitadas e por isso escolhemos o certo. Jesus não escolhia o certo, como fez com a mulher samaritana que já estava no quinto casamento, e foi buscar água sozinha. Essa atitude era antiética e condenável, e foi repreendido pelos discípulos porque era incabível para cultura da época. Todavia, toda a vila de Samaria chegou ao Pai através daquela mulher. Não usou nenhum religioso, nenhum fariseu, nenhum escriba. Ele não fez o certo, mas fez a vontade. Existem muitos crentes que querem andar certo, e por isso não ganha ninguém para Jesus. Como vamos transformar o mundo com este evangelho certinho, superficial e longe da vontade? Este é um evangelho que não incomoda ninguém.
Mateus 7:21 somente entra no Reino dos céus quem faz a vontade do Pai, não para aquele que faz certinho. Se prepara que quem vive na vontade, perde amigos, dinheiro etc...