O Preço da Soberba
Base: II Crônicas 26:3-8,16,21
Quando a Soberba Precede a Ruína
Provérbios 16:18
Quando Queremos Ser o que Deus Não Planejou
Somente um sacerdote ungido poderia adentrar ao templo para queimar incenso no altar. Por sua arrogância, Deus feriu Uzias com lepra, com a qual conviveu até o fim dos seus dias (II Crônicas 26:16-18).Quando Nos Indignamos ao Sermos Confrontados por Nossa Arrogância
O soberbo não reconhece a sua soberba. Todos ao seu redor percebem, menos ele mesmo. A palavra "indignando-se" no hebraico em II Crônicas 26:19 significa "furioso como uma tempestade".
A Definição de Humildade
Humildade, do latim “humilis”, significa pequeno, perto do chão (húmus). Trata-se de uma virtude que conduz o indivíduo à consciência das suas limitações. Conhecer as próprias limitações e fraquezas é fundamental para que não haja deslumbre diante de pequenas conquistas. Mantém o humilde sempre em constante crescimento, aprendizado e atenção.
O humilde não se deixa lisonjear pelos elogios ou pela situação de destaque em que se encontre. Além disso, a pessoa que gosta de estar em destaque atrai aduladores e pessoas interesseiras, que supervalorizam as qualidades e ações dos outros para obter favores indevidos.
Todo sábio é humilde porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber, ou seja, ele sabe que nada sabe. E todo homem verdadeiramente grande sabe que sua grandeza só foi possível devido aos sacrifícios de inúmeros anônimos que o ajudaram e o precederam. Humildade não é fingimento, mas consciência clara do valor relativo e passageiro das coisas.
A Soberba: Uma Distorção Mental
A soberba é uma forma de distorção mental, onde a pessoa se julga acima de todos os outros, considerando-se o centro do universo. Está associada a um excesso de amor-próprio, que leva o soberbo a desprezar os demais, olhando-os sempre de cima para baixo.
O soberbo é prepotente e intolerante com os outros, enquanto se julga digno de todas as regalias. Este é um dos vícios mais perniciosos para a vida social e o mais lamentável, pois, no fundo, se reduz a uma forma de cegueira do espírito, pelo qual o homem não vê o ridículo de sua atitude.
No Velho Testamento, o Sumo Sacerdote se apresentava ornado com as melhores roupas, de linho fino, ouro e pedras preciosas, mas lhe era proibido calçar sapatos para que jamais esquecesse que era homem, que veio do pó e que a glória é de Deus.
O que a Bíblia Diz Sobre a Humildade
- Provérbios 29:23
- Mateus 18:4
- Lucas 14:10
- Lucas 22:26
- Romanos 12:3
- Filipenses 2:5-11
- I Pedro 5:5
- Mateus 11:29
- João 13:14-15
Os Que Possuem a Humildade
- São considerados por Deus (Salmo 138:6)
- São ouvidos por Deus (Salmo 10:17)
Seminário de Discipulado e Formação de Caráter Cristão - Renúncia
Renúncia
Renúncia significa sacrifício, abrir mão de um direito ou de uma vontade para servir ou agradar a alguém. Significa negar a si mesmo e aos seus desejos.
"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23).
A Negação de Si Mesmo
A negação de si mesmo é repudiar e afastar-se da própria independência em favor da submissão a Deus. Devemos dizer "sim" a Cristo e "não" ao eu. Isto significa pôr Jesus acima do eu. É mais do que dizer "não" a alguma coisa ou atividade pecaminosa; é dizer "não" à minha própria vontade. O cristão precisa desistir do seu ego.
Paulo disse:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2).
Condição Inegociável para Ser um Discípulo de Jesus
Lucas 14:25-33 (RA)
"Se alguém vem a mim e não aborrece [odeia] a seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele... Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo".
Abandonar algo pode ser uma coisa muito difícil. Quando deixamos alguma coisa, parece que nos tornamos vulneráveis. Muitas pessoas se recusam a abandonar as coisas em suas vidas porque têm medo de fazê-lo. Quer seja um pecado, alguns traços negativos no caráter, amargura, orgulho ou preocupações, muitas vezes relutam em simplesmente deixar ir embora essas coisas. Às vezes, nos sentimos mais seguros nos agarrando a algo, mas não percebemos que a coisa que estamos segurando também é um grande perigo para nós.
Jesus Como Senhor: Entendendo o Significado
Falamos muito sobre Jesus como Senhor, mas talvez não compreendamos totalmente a profundidade do que significa Jesus se tornar Senhor de nossas vidas. Jesus ensinou que não podemos servir a dois senhores. Um navio não pode navegar com duas bandeiras de países diferentes.
Quando negamos a nós mesmos e tomamos nossa cruz, estamos permitindo que Jesus tome posse como Senhor de nossas vidas. Quando Jesus é o Senhor, isso significa que Ele define as regras. Quando Jesus é Senhor, significa que estamos dispostos a nos submeter à Sua autoridade. Quando Jesus é Senhor, Ele tem o direito de nos dizer o que fazer e quando fazer. Quando Jesus é Senhor, não iremos questioná-Lo.
Há muitos hoje que querem Jesus como seu Salvador, mas não o querem como seu Senhor. Também precisamos observar que chamar Jesus de Senhor não O faz Senhor. Não foi isso que Jesus ensinou em Mateus 7, quando disse:
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, mas não entrarão no Reino dos Céus".
Quando Jesus se torna Senhor, isso significa que nós passamos o controle de nossas vidas para Ele definitivamente.
Como Fazer de Jesus o Senhor das Nossas Vidas
Jesus não aparece fisicamente na nossa frente para nos falar o que fazer, então, quase sempre, deixamos Jesus ser Senhor das nossas vidas baseados em nossa própria interpretação de como estamos recebendo dEle a direção correta.
- Pela Palavra
- Pelo Espírito Santo
- Consciência Cristã
- Caráter Cristão
Disposição para Servir
Nós não servimos apenas porque temos um conjunto de regras e ordens para viver, mas servimos porque, de boa vontade, morremos para o eu e nos tornamos dispostos a servir a Cristo e a fazer o que Ele pede, quando Ele pede, e da maneira que Ele pede.
Renúncia dos Desejos Errados
Romanos 6:6-7
"Ora, sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado".
Colossenses 3:5-10
*"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento.